Você faz toda a diferenca!

sexta-feira, 2 de maio de 2008

O caminho de um Educador

 Paulo Freire, faleceu há 11 anos, no dia 2 de maio de 1997. Nasceu em Recife e é considerado um dos grandes pedagogos da atualidade e respeitado mundialmente.
Quem foi que disse que Brasil é somente vergonha na Educacao?
Eu nem preciso dizer que sou fa deste educador. Um dos meus maiores desejo seria tê-lo conhecido. Quem sabe em uma outra esfera,rs.
Um de seus trabalhos mais enfático foi a alfabetizacao de 300 trabalhadores rurais no Rio Grande do Norte em apenas 45 dias.
Em 1964 com o golpe militar ele teve que parar as suas funcoes de alfabetizacao."Exila-se por 14 anos no Chile e posteriormente vive como cidadão do mundo. Com sua participação, o Chile, recebe uma distinção da UNESCO, por ser um dos países que mais contribuíram à época, para a superação do analfabetismo. Em 1970, junto a outros brasileiros exilados, em Genebra, Suíça, cria o IDAC (Instituto de Ação Cultural), que assessora diversos movimentos populares, em vários locais do mundo. Retornando do exílio."
Para Paulo Freire, vivemos em uma sociedade dividida em classes. Refere-se então a dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes, onde a educação existe como prática da dominação, e a pedagogia do oprimido, que precisa ser realizada, na qual a educação surgiria como prática da liberdade.
Pela ocasiao da blogagem Coletiva contra o analfabetismo no Brasil eu vi no blog da Elisabete Cunha um video dos métodos de Paulo Freire. Nesse video no finalzinho ele dá uma palavra tao expressiva da importância em se alfabetizar alguém que eu chorei. Veja o vídeo, vale mesmo a pena. Clique AQUI para assistí-lo. E depois me diga a sua opiniao.
Caso você queira ler na íntegra sobre a vida de Paulo Freire e outros educadores de nome. Clique AQUI.
Desejo a vocês um ótimo fim de semana e até quarta-feira.


Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: