Você faz toda a diferenca!

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Deficiência visual

Na terça-feira eu acompanhei a turma da escola do Daniel até ao centro da cidade onde moramos e lá estava tendo uma exposição falando sobre o deficiente visual. Ele e seus amiguinhos ficaram impressionados com o que aprenderam ali. Na Alemanha são cerca de 155.000 cegos e mais de 500.000 com alguma deficiência visual. Eles colocaram um Trailler todo fechado onde cada aluno foi convidado a entrar sozinho e lá dentro era absolutamente escuro nao podiam ver nada. Eles aprenderam como é ser cego ou ao menos tiveram por alguns minutos ali sozinhos essa sensacao de escuridao.
Na exposição as crianças ficaram fascinadas com a máquina para se escrever em Braille. Só em 1829 Luís Braille publicou a primeira edição do seu Processo para Escrever as Palavras, a Música e o Canto-Chão por meio de Pontos, para Uso dos Cegos e dispostos para Eles , a que deu forma definitiva na segunda edição publicada em 1837.

O Sistema Braille é constituído por 63 sinais, obtidos pela combinação metódica de seis pontos que, na sua forma fundamental, se agrupam em duas filas verticais e justapostas de três pontos cada. Estes sinais podem ser identificados com rapidez, pois, pela sua forma, adaptam-se exatamente à polpa do dedo. Neste link AQUI quem estiver interessado sobre o assunto poderá saber mais.
No Brasil a coisa se deu mais ou menos assim: "José Álvares de Azevedo, que também era cego, regressou ao Brasil depois de ter estudado durante seis anos em Paris. O Dr. Xavier Sigaud, médico francês que esteve ao serviço da corte imperial brasileira e pai de uma filha cega, Adélia Sigaud, conheceu-o e apresentou-o ao Imperador D. Pedro II, conseguindo despertar o seu interesse para a possibilidade de educar os cegos. O Dr. Xavier Sigaud foi o primeiro diretor do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, hoje Instituto Benjamin Constant, inaugurado no Rio de Janeiro em 17 de Setembro de 1854."
E neste link AQUI vocês poderão ver fotos do Instituto Benjamim Constant no RJ assim como a Escola de Agronomia logo ao lado. É um lugar lindo, com um jardim maravilhoso, os coqueirais da época de D. Pedro II.
Só sei que falando sobre este assunto me lembrei da minha amiga Denise. Seus pais eram cegos e foram professores no Instituto Benjamin Constant no Rio de Janeiro. Lugar onde íamos sempre e aproveitávamos para estudar sentadas ali.

Desejo a vocês um ótimo fim de semana e eu volto na segunda-feira.

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: