Você faz toda a diferenca!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Noro- Vírus- Epidemia


Você poderá ler a notícia aqui em seu original.

Nas últimas semanas aqui na Alemanha esse Vírus atingiu 5.200 pessoas. Até outubro deste ano já se tinha registrado 46 700 casos. Eles falam que neste inverno pode-se chegar a um milhao de pessoas infectadas por este Vírus.

Clique aqui para assistir o vídeo mesmo em alemao, mas você poderá identificar algumas palavras e ver a área de isolamento do nosso hospital aqui perto de nós. Quando a página do vídeo abrir por favor, clique em cima da tela do filme. Nesta página do lado direito do seu monitor estará o mapa da nossa regiao. Observe.

O nosso jornal local registrou, os casos de Hilden a cidade em que moramos. Só aqui sao registrados 250 casos. O Instituto de pesquisa científica Robert Koch diz que ainda nao existe uma vacina contra esse vírus.

Aqui neste site, achei todo o esclarecimento para o vírus que está atingindo nao só a nossa cidade e nos deixando uma corrida frenética para o banheiro.

Resumindo: Gastroenterite ou infecções do sistema gastro-intestinal
Por: Rosemary Griesinger e Ute Ritter


É denominação dada um grupo de doenças cujos sintomas principais são vômito, diarreia e dores abdominais. São extremamente comuns no inverno, visto que durante este período as pessoas se ‘enclausuram’ em locais fechados tornando-os ambientes ideais para a transmissão dos agentes patogênicos.
Causas:São causadas por vírus (Noro- e Rotavirus) e bactrias (Salmonelas, Campilobacter), raramente parasitas. Estes são transmitidos por água e alimentos contaminados, assim como por pessoas já doentes (espirro, contato com o vômito ou com as fezes contaminadas). Os noro- e rotavirus são extremamente contagiantes.
Sintomas:A intensidade dos sintomas varia de acordo com o agente causador e o sistema imunológico do paciente. No caso de pessoas saudáveis, muitas vezes os sintomas são um mal-estar, ânsia de vômito e diarréia. Em pacientes com doenças graves, cujo sistema imunológico está comprometido (bebês, crianças, idosos) a doença pode evoluir para quadros mais graves causados pela grande perda de líquido, devido aos vômitos e à diarréia, modificando assim a quantidade de sais no organismo. Os Norovirus, causadores virais, são responsáveis pela doença em adultos e os Rotavírus em crianças.O início de uma gastroenterite pode ser diagnosticado pela perda de apetite, tonteiras, vômito, dores abdominais e diarréia. A diarréia pode ser aquosa, avermelhada (perda de sangue) ou muco-aquosa, acompanha ou não por flatulência. O paciente sente-se fraco, sem força. Pode ocorrer também um quadro febril. Vômito e diarréia podem levar a uma perda enorme de água, ‘ressecando’ o corpo. Isso leva a problemas circulatórios que começam com tonteiras e podem levar a um colapso. Em casos graves podem levar ao comprometimento dos rins. Os sintomas podem durar de algumas horas até dois a três dias.
O que fazer em casos de gastroenterite?Descanso é um ótimo remédio, principalmente em caso de fraqueza. O banheiro deve estar bem acessível. Muito importante é lembrar de repor líquidos e sais minerais. Se os vômitos forem leves ou já tiverem terminado, deve-se beber bastante líquido. O ideal são chás, bebidas ‘salgadas’ ou canja. Uma dica que sempre funciona é o soro caseiro: em um copo com agua (250 ml) adicionar uma colher de chá de açúcar e uma pitada de sal. A vantagem do soro caseiro é que o paciente pode determinar qual a quantidade de açúcar e sal de sua preferência. A complementação alimentar deve ser feita quando o paciente voltar a ter apetite e de preferência com aveia, batata ou outros alimentos que não ‘incomodem’ o trato gastro-intestinal, seja por sua acidez ou por outro aspecto. Não devemos esquecer que a diarréia elimina também o causador (vírus, bactéria) como também o seu agente tóxico, por isso não é indicado o uso de antieméticos e anti-diarréicos. As dores abdominais podem ser aliviadas com o auxílio de calor no local (compressas).
Quando procurar um médico?Deve-se procurar um médico com urgência se os vômitos forem tão frequentes que impeçam a hidratação do paciente. Em determinados casos talvez seja necessária a aplicação de infusão. Para crianças deve-se procurar um médico mais cedo, já que elas raramente têm grandes reservas energéticas. Em casos de cãimbras prolongadas, perda da noção de tempo, espaço, sonolência extrema e problemas circulatórios, deve-se procurar um médico imediatamente.Como estes vírus e bactérias são altamente patogênicas é necessário avisar à vigilância sanitária quando um caso é detectado em laboratório. Na Alemanha isso é determinado pelo Artigo 7° do Infektionsschutzgesetz (IfSG), onde o laboratório deve citar nominalmente o paciente. O médico também deve citar o nome de pacientes acometidos pela gastoenterite infecciosa, segundo o Artigo 6° do Infektionsschutzgesetz (IfSG), quando perceber ou suspeitar de uma epidemia.
Como se proteger de uma gastroenterite?Evitar o contato com o vômito ou diarréia de pacientes com gastroenterite, visto que ali são eliminados os agentes causadores da doença.

Em caso de viagens:
• comer frutos descascados• evitar peixe, carne ou verdura crua• evitar sorvetes artesanais• evitar a ingestão de água não fervida e gelo.

http://www.brasileiros-na-alemanha.com/

Este artigo só poderá ser reproduzido ou traduzido (completo ou em parte) com autorização do site Brasileiros-na-alemanha.com. A reprodução só será autorizada se forem DADOS OS DEVIDOS CRÉDITOS AO SITE E ÀS AUTORAS.

Meus queridos, estamos por aqui numa saia muito justa e sem previsao de melhoras tao cedo.

Nao reparem se eu nao aparecer para visitá-los.

Grande abraco

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: