Você faz toda a diferenca!

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Azeitonas verdes e pretas

 Eu amo azeitonas

Ouvi de um grego amigo nosso que em Creta existe a mais antiga Oliveira. Ele nos disse que ela já ultrapassou os mil anos. Geralmente elas vivem entre 700 à 1000 anos. Nós temos uma Oliveira plantada num vaso, pois como aqui é muito frio ela só sobreviveria se fosse mais velha e assim poderíamos plantá-la no jardim. Como elas custam uma fortuna, nós compramos uma pequena de 1,50m mais ou menos. Ela este ano deu alguns frutos, primeiro bem verde e depois eles foram ficando acinzentados. Mas parou por ai mesmo, pois não tivemos verão.
Cerca de 20% de sua composição é azeite de oliva, repleto de bom colesterol (HDL) que mantém a nossa circulação sangüínea sadia. Mas muito calórica. Por isso, o melhor é beliscá-la como aperitivo.
Como se dá a colheita das azeitonas? Foi a pergunta que eu fiz ao nosso amigo grego. Primeiro se coloca uma coberta no chão ou uma colcha e com um bambu, bate no pé da azeitona e elas caem todas ali naquela coberta. Depois se separa as que caíram com folhas e só depois disso é que faz o alagar, que é uma prensa onde se coloca as azeitonas, na verdade um moinho pra fazer o azeite.
Se você quiser ver o processo de uma colheita passo a passo, clique aqui. Vale a pena conferir.As azeitonas podem ter dois destinos: Ou elas se destinam ao consumo em mesa ou à extração do óleo de oliva. As azeitonas destinadas à mesa são colhidas manualmente, evitando as machucaduras que são prejudiciais ao curtimento. As destinadas à extração de azeite, sao colhidas após uma completa maturação. Quando elas apresentam maior percentual de óleo.
Uma vez quando estivemos no lago de Garda na Itália, lá há muitas planta coes de Oliveiras, eu ingenuamente tirei uma azeitona do pé e gente, que sabor horrível ela tinha, extremamente amarga. Esse meu amigo me explicou que elas são adoçadas ou curtidas por diferentes processos.
Nós tivemos uma vizinha turca e ela sabendo que eu gosto dessas verdinhas ou pretinhas não importa a cor me ensinou várias maneiras de temperá-las. Algumas com cheiro verde bem picadinho e com alho amassado. Outras com orégano e pimenta branca, outras mais picantes com pó de chilli. Não importa como elas estejam preparadas eu as devoro todas.
Nas lojas turcas geralmente eu as compro recheadas com pimentões vermelhos, com amêndoas, com alho bem novinho, assim o sabor não fica forte.


Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: