Você faz toda a diferenca!

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Criancas bilingues


Nossos filhos estão crescendo com 3 línguas. O Português, o Alemão e agora o Inglês na escola.
Aqui em casa a língua mais falada é português. A noite quando o pai chega ele fala o alemão com as crianças enquanto que eu continuo no Português. O Daniel me responde corretamente o que eu pergunto em alemão, mesmo que a pergunta tenha sido feita em Português. Eu penso que assim fica mais fácil se aprender os dois idiomas ao mesmo tempo. Para as crianças é só mais uma palavra com o mesmo significado. Só mais tarde ela percebe que fala duas línguas. Quando quero explicar algo meio complicado para o Daniel, eu lhe explico tudo em alemão por ser a língua que ele mais escuta e entende melhor, pois não quero ter dúvidas se ele entendeu certinho a coisa ou não. Muitas das vezes depois explico para ele também na minha língua. Assim ele assimila bem também o português. Christian, meu esposo, adora falar o português, carioquês e por isso às nossas noites muitas das vezes é bem brasileira. Acho super importante que tanto eu como ele falamos e entendemos a língua um do outro. Só assim ele entende bem quando dou os meus ataques, (rs).
No caso da Viviane que só tem 3 anos. Fala-se as línguas misturadas, como: "Mamae, quero Wasser." "Mamãe quero água". E assim com outras frases também e palavras. Mas depois que a criança vai para o Jardim de Infância, em 3 semanas ela passará a falar a língua do país em que se está. A parte estrangeira tem que permanecer bem firme, pois as crianças chegam num momento que não querem falar a outra língua. Mesmo que ela te responda na língua do país em que você está, você fala com ela na sua língua. O que acontece com isso? Ela aprende sem saber. Você observará que ela vai te responder tudo o que você a perguntar corretamente, só que na língua do pais em que se está. Há pessoas que encaram isso como um problema. - "Ah, meu filho não quer falar comigo o Português." Não esquenta. Continue você a falar com ele o Português. Quando vocês estiverem no Brasil, bastará 2 dias no máximo para que ele fale a língua fluentemente. Pois a língua ele conhece bem por causa de você. Os pais do meu esposo tinham muito medo do Daniel não dar conta na escola por causa das duas línguas. Na verdade, crianças que falam duas línguas ou mais desenvolvem uma parte do cérebro que em outras crianças que só falam um idioma não desenvolve. Meus sogros hoje em dia falam orgulhosos que seus netos podem falar bem 2 línguas e agora estão recebendo o inglês na escola.
Não esquece: Seu filho tem duas nacionalidades e deve falar as duas línguas. Fique firme.

Boa semana, grande abraço
Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: