Você faz toda a diferenca!

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

A danca dos relógios


Entramos no horário de inverno e aqui em casa é uma verdadeira loucura, pois nem todos os relógio mudam as horas automaticamente. Ontem aconteceu do Christian já ter mudado o horário do relógio da cozinha e eu mudá-lo novamente, quando vimos o que fizemos caiamos na risada.
No comeco eu odiava esse negócio de mudar as horas. Mas a mudança de hora traz tantas vantagens à vida das pessoas e à economia dos países que é um ajuste que vale a pena e deve ser feito mesmo. Isli, nao entendia o porquê de tudo isso e ai Christian a explicou que assim evitamos acordar ainda de noite e sair de casa no escuro. Principalmente aqui na Alemanha onde às 8 horas da manha está tao escuro quanto à noite. Que ela, à noite chegará mais cedo, e que isso acabará por custar ao país menos dinheiro, pois nessa altura já a grande maioria das empresas industriais terá terminado o seu horário de trabalho e as pessoas já estarao em casa. Tenho que confessar que esta é uma das fases que eu mais gosto, é onde os jantares à luz de vela acontecem quaaase todos os dias acompanhado de vinho tinto. À tarde um delicioso Café Espresso. Por um lado economizamos também mais energia e gastamos mais velas. Por falar nisso, li que foi o político e inventor Benjamin Franklin na altura com 78 anos, quando embaixador do seu país, França sugere que a hora mude e que no verão a vida comece 60 minutos mais cedo. Fez algumas contas e disse que Paris poderia assim poupar anualmente 32 mil toneladas de cera de vela. Imaginem a cena... Hoje em dia nao estamos economizando velas mas toneladas de kilowatts.
Em Janeiro de 1996, depois de tantas confusoes de hora prá frente e hora prá traz foi estabelecida a Comissão Permanente da Hora para elaborar um parecer conclusivo sobre a possibilidade de alterar o regime de hora legal. Agora vejam que legal que ficou essa conclusao. Concluiu-se que do último domingo de outubro até o último domingo de marco seria considerado o período de inverno.
Outra coisa que me pergunto: Será que essa danca dos relógios nao está afetando em nosso corpo de alguma forma? Um estudo divulgado na semana passada pela revista Current Biology revelou que a mudança de hora pode ter efeitos prejudiciais na saúde a longo prazo, porque o ritmo biológico não se ajusta imediatamente...O estudo sugere que esta regular mudança de hora, praticada por cerca de um quarto da população mundial, representa uma significativa interrupção sazonal que pode ter efeitos em outros aspectos da fisiologia humana.
Gente, será verdade? Será que é por isso que andamos mais cansados que antes, mais depressivos que antes? Eu acredito muito nisso."O mau estar nos primeiros dias após a mudança de hora é normal, porque as pessoas estão a habituar-se às diferenças de luz", explicou a especialista". "É muito cedo para dizer se a mudança da hora tem sérios efeitos na saúde a longo prazo, mas os nossos resultados indicam que devemos considerar esta hipótese seriamente e fazer muito mais pesquisas"
O meu maior problema mesmo é quando chega o horário de verao. Por que? Porque por aqui temos noites claras até quase 23 horas e às criancas vao para a cama às 20:30 horas com o sol em pleno brilho. Fica difícil convencer crianca a ir prá cama com um cenário desses. Mas isso, eu vou deixar prá lá, pois estamos aqui curtindo o horário de inverno que chegou com uma chuvinha fina.

Bem a fonte de pesquisa foi tirada daqui eu só adaptei, mas para quem deseja saber mais...
Boa semana prá vocês e um grande abraco

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: