Você faz toda a diferenca!

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Segredos da vida

Desenho da minha filha Viviane

Eu nao sei quantos de vocês se lembram da era Topo Gigio no Brasil. Mas eu me lembro muito bem daquele ratinho falante. Desde lá minha mae passou a me chamar de Gigio e conseqüentemente meus irmaos também. Naquela época a emissora que o apresentava lancou um concurso para que as pessoas escrevessem uma nova estorinha para o pequeno ratinho. É lógico que escrevi e pedi a meu pai português, como eu sempre me referi a ele, por nao
termos tido tantos contatos para corrigir meus erros de Português. Naquela época eu deveria estar com 12 ou 13 anos, nao me lembro ao certo.

Na verdade o meu pai português se chamava Joao Augusto da Fonseca Macedo. Ele trabalhava para a Cinedistri, produtora e distribuidora de filmes nacionais, fundada pelo meu padrinho de batismo Oswaldo Massaini. A Cinedistri foi substituída pela CINEARTE, onde o produtor Aníbal Massaíni Neto (filho de Oswaldo Massaini) dá continuidade. Entre tantos filmes bons e conhecidos há o que ganhou o Palma de Ouro em Cannes com o filme " O Pagador de Promessas." Que com certeza muita gente deve ter visto.

Quando minha mãe levava minha irma e a mim para visitá-lo na cidade, (assim chamávamos o centro do Rio de Janeiro), pois nesta época morávamos em Nova Iguaçu, o dia era uma festa. Ela nos deixava lá com ele e eu gostava de ficar vendo o que o pessoal do escritório fazia. Neide uma das secretárias gostava de me explicar como ela fazia os cortes do filme que a censura censurava. A sala das máquinas tinha um cheiro muito característico de filmes e eu nao gostava. Os filmes que a Cinedistri produzia muitos deles ganharam vários prêmios.
-->
Aqui, você poderá ver quantos filmes e quais filmes e em que época e os atores como: Anselmo Duarte, Glauce Rocha, Dary Reis, Leonardo Vilar, Glória Menezes, etc. O link é super interessante pois, processa todos os filmes que a Cinedistre produziu e conta parte de cada filme. Vale a pena conferir.Outro filme que gostei de assistir, é claro que bem mais tarde, pois naquela época eu tinha apenas um ano de idade, foi: "Lampiao, rei do cangaco", Com Vanja Orico e Dionísio Azevedo. A Cinedistri também fez a primeira versao da "Compadecida", em 1969. Eu gostava muito de ver os pequenos quadros onde eram colocados as propagandas dos filmes que ficavam pendurados nas paredes do escritório.

Porque estou escrevendo sobre isso? Por duas razoes:

1) Estou lendo o livro da Sonia que tem por título: "Leopoldina & Pedro l, a vida privada na corte" e muito me fez lembrar o filme INDEPENDÊNCIA OU MORTE feito em 1972, onde meu pai Joao Macedo foi o produtor administrativo e ele mesmo aparece em algumas cenas do filme. E este livro vai logo entrar para Livros que Viajam...

2) Por causa do meu livro Marcado pelo passado, que está quase pronto.

Quando estivemos no Rio de Janeiro em setembro de 2002, fomos visitá-lo. Até então ele nao conhecia nem o Daniel nem o Christian meu esposo. Vocês podem imaginar a festa que foi aquela tarde? Falei com ele antes de partir: - Pai, acabei de registrar o livro na Biblioteca Nacional. Mas gostaria que você o lêsse e desse a sua opiniao. Vou te ligar e falaremos sobre isso por telefone.
Quando retornamos à Alemanha no comeco de outubro, tinha uma carta do meu pai me esperando. E nela ele dizia que se ele trabalhasse na Cinedistri ele iria gostar de produzí-lo.
-->
Como já escrevi à cima, eu nao tive muitos contatos com o meu pai português, somente assim, ele no escritório da Cinedistri. Sempre lendo os roteiros, administrando, contabilizando.

Quando faltavam uns dez dias para o nascimento da Viviane, senti em meu coracao que ele estaria partindo. Naquele dia liguei para ele e disse-lhe que o amava mesmo que nao tivemos muito contato. Ele me disse que eu tinha sido uma filha que marcou a vida dele, por fazê-lo novamente estar de bem com a minha mae, mesmo que cada um tenha seguido rumos diferentes. Eu disse a ele que estava esperando uma menina e que ela se chamaria Viviane, por já ser muito espoleta, cheia de vida na minha barriga. Disse a ele que era um segredo, que ninguém mais sabia a nao ser ele e nós. Três dias depois ele faleceu levando o segredo com ele. Sinto saudades sim, mesmo nao tendo convivido com ele, o que foi uma pena. Mas também sei que tanto eu como ele de certa forma participamos da vida um do outro. Amanha dia 15.08 fará 3 anos que ele se foi. E este post é em homenagem a ele.

Com carinho Georgia

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: