Você faz toda a diferenca!

terça-feira, 20 de março de 2007

Podar é preciso

O tempo por aqui na semana passada esquentou bem. Tínhamos 22 graus e o calendário diz que é inverno. Aproveitei o dia ensolarado e fui cuidar do jardim. Viviane brincou até dizer chega com areia, baldinho e pás. Cavou tanto que me fez lembrar quando era crianca que cavava também assim e dizia que iria sair lá na China. Acho que numa dessas escavacoes sai aqui na Alemanha.(rs)
Voltando ao jardim...estava cuidando das roseiras. Eu as tenho numa pérgola de madeira e elas sobem fazendo o caramanchao. Elas são plantas bastante fortes, resistem bem ao calor e ao frio. Fico boquiaberta como elas se abrem em flor mesmo com toda a neve. Elas gostam de muito sol, quanto mais melhor. O local onde eu as tenho nao é lá o ideal, mas mesmo assim quando a primavera chega elas ficam lindas.
Aos pés das roseiras eu plantei um outro tipo de rosas, pequenas que dao em cachos e atrás destas, essas roseiras trepadeiras. Dizem que podá-las no tempo frio é a melhor poda para o crescimento delas, pois elas estao em estado de dormência, favorecendo-lhe assim o vigor e aumentando sua floração. Mas também já ouvi que podá-las e se depois nevar ou gear pode-se danificar os brotos novos. Fiquei pensando que as plantas sao bem parecidas conosco os humanos . Quantos de nós somos diferentes um do outro. Assim como entre uma planta e outra a diferenca é também grande, certas plantas precisam ser podadas várias vezes por ano, outras só em esparsas ocasiões ao longo de sua vida, enquanto que em algumas, a poda é capaz de causar danos até mortais.
Quantas vezes a vida nos poda de algo que parece que nos levou a morte e fica difícil de recuperar o fôlego novamente. Quantas vezes, para outras pessoas determinadas podas foram fatais.
Nun-ca mais se re-cu-pe-ra-ram. Quantos de nós estamos como as roseiras no inverno: "em estado de dormência". E quantos de nós após a poda estamos brotando para um novo brilho, para uma nova vida, dando luz, dando cor aos olhos de quem nos vê.

Em qual dessas situacoes você se encontra neste momento?

Desejo a você uma boa semana, ajuste a sua saia para que ela floresca seja no que for, mas cuidado com o que você vai podar essa semana.

Um grande abraco da Georgia

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: