Você faz toda a diferenca!

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Quem pergunta quer saber?


Quem pergunta quer saber?
Será mesmo que quem pergunta quer saber? Sempre me pergunto assim quando o Daniel me vem com uma pergunta que eu acho ou achava que ainda nao estava na hora dele me perguntar. Quando ele vem assim, me vejo pensando no meu tempo de crianca e que eu vinha com as minhas perguntas nada fáceis para a minha idade, nada fáceis para minha mae responder. Ela sempre me respondeu com a verdade, fosse o que fosse que eu havia perguntado e eu venho tentando fazer o mesmo com o meu. Hoje me lembrei que ele ainda nao tinha 5 anos de idade,(hoje com 7) quando me perguntou o que era aquilo que o reporter havia dito: - "Que a guerra havia estourado no Iraque." Fiquei meio que suspensa no ar e me lembro que lhe expliquei assim: - Você já viu papai e mamae discutindo algumas coisas nao é? Entao, quando duas pessoas discutem é porque elas têm idéias diferentes e procuram juntas chegar a um mesmo pensamento e quando a gente nao consegue chegar a um mesmo pensamento, no nosso caso nós procuramos respeitar. Isso é; eu procuro entender o que o seu pai queria e ele o que eu queria. No caso de dois países quando eles nao se acertam, eles declaram guerra e comecam a brigar, entendeu? Ele me respondeu:- Nao sei, acho que sim, acho que nao. Nós temos vizinhos que foram à Guerra Mundial e um dia após essa nossa conversa ao sairmos de casa nós nos encontramos com um deles. Esse nosso vizinho perdeu um dos bracos na guerra. Daniel, após cumprimentá-lo como sempre lhe perguntou: - Por que você nao tem um braco? - Gente, pergunta direta de crianca, deixa mae sem jeito nao é? Mas nao quiz me intrometer. Percebi que o vizinho se constrangeu e nao sabia se deveria falar a verdade. Entao lhe disse:- Por favor, pode dizer a verdade. E ele respondeu ao Daniel que havia sido na guerra e que ele era feliz por ter voltado com vida de lá para a sua família. Entramos no carro e o Daniel me perguntou:- Mamae, se a guerra é tao ruim assim, por que pessoas como nós estao guerreando?
Gente, o que responder se eu nem mesma também consigo entender? Respondi a ele que sao pessoas difíceis de serem entendidas. Resolvi escrever esse post porque hoje ele veio com essa pergunta: - Mamae, a guerra no Iraque já acabou? Difícil também de dizer no pé em que as coisas andam por lá. Respondi a ele que eu iria pesquisar aqui na net a respeito, pois eu mesmo nao sabia. Estou procurando ganhar um pouquinho de tempo para saber o que responder. Só sei que nao é fácil de responder. Ajustem as suas saias, pois a minha está apertadíssima com as perguntas desse menino.

Um grande abraco da Georgia

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: