Você faz toda a diferenca!

terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Orgulho positivo.

"Existem muitos coracoes nesta terra, muitos coracoes te amam, 
mas nenhum coracao te ama como o meu." (traducao)

Daniel meu filho de 7 anos, ainda está de férias e pediu-me hoje já bem cedo para levá-lo à biblioteca da cidade. Chegando lá, disse-lhe que ele tinha ao menos uma hora até que eu voltasse e o pegasse. O que ele me respondeu meio que me pareceu saturado dessa conversa: "Eu já sei mamae, ninguém me pega a nao ser você. E se alguém vier me buscar tem que me dizer a palavra chave de hoje." Eu lhe perguntei: -" E qual é a palavra chave, nós ainda nao escolhemos uma." Resolvemos que seria a mesma da última vez já que ela nao foi usada. Seria: "Herz" que quer dizer coracao. Fui embora para a cidade fazer as comprar com Viviane no carrinho de criancas. Está fazendo um frio de doer nos ossos por causa do vento. Quando já tinha terminado tudo o que tinha que fazer, encontrei-me por acaso com uma amiga que tem o filho na mesma escola do Daniel. Eles brincam juntos quase que todos os dias, eles estavam vindo da biblioteca e a mae me narrou o que aconteceu lá: Ela me disse que encontrou o Daniel na sessao de jogos no computador e que na hora dela vir embora, ela perguntou ao Daniel se ele nao gostaria de ir com ela e continuar brincando com o amiguinho. Que ela deixaria um bilhetinho para mim na portaria dessa sessao e assim eu ficaria sabendo que "ele" (Daniel) Estava na casa do amiguinho. E que também ela me telefonaria, para confirmar mais uma vez de que "ele" estaria na casa dela...Na verdade, os dois brincam mesmo muitas vezes juntos, pois o nosso contato é grande. Bem..., lá estava eu em pé na rua ouvindo o que tinha acontecido na biblioteca. O Daniel se virou para ela e perguntou:"- Você perguntou qual é a palavra chave de hoje para minha mae?" o que ela lhe respondeu:-"Palavra chave?"
-"Sim, se alguém vem me buscar sem ser ela ou meu pai, essa pessoa terá que me dizer a palavra chave de hoje." - E qual é essa palavra chave de hoje? perguntou ela. - "Ah, isso é você quem tem que me dizer para eu saber se bate com a mesma palavra que eu combinei com a minha mae." Contou-me ela dando ênfase nestas duas palavras, dizendo que o Daniel dissera assim mesmo.
Resumindo a história, ela nao sabia dessa palavra chave previamente combinada e ele lhe disse que iria esperar até que eu chegasse para buscá-lo.
Gente, fiquei orgulhosa dele viu.
Fiquei pensando no desenvolvimento das criancas, nas experiências que vao tendo ao nível em que vao crescendo. Mas também pensei como os valores que lhe ensinamos sao importantes para cada situacao. Nao só ensinar, mas explicar sobre esses ensinamentos. Quando comecei essa história com ele de palavra chave, foi porque muitas criancas por aqui desaparecem, somem, aceitam caronas, sao pegos por pessoas que dizem que seus pais a enviaram... e depois aparecem mortas.
Fiquei com muito medo, pois Daniel tem muita fantasia, muita criatividade, gosta de brincar com muita aventura assim como muitas outras criancas. Mas sei também que ele tem muita cabeca, até mesmo para a idade tao pequena que tem, eu sei que ele muitas das vezes pensa, pesa para depois decidir. No caso como a situacao de hoje vivida pela primeira vez. E vejo com orgulho como ele está crescendo e se desenvolvendo.

Ajustem as suas saias, pois o ano mal comecou e tá prometendo.

Grande beijo da Georgia

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Um comentário:

Fernanda disse...

Que ideia fantástica, essa da palavra-chave! Olha, Georgia, acho que vou adoptar!E podes realmente ter orgulho do Daniel, ele foi um menino inteligente, ajuizado e cauteloso!
Beijos!